Os preparativos começam a todo vapor e uma das primeiras dúvidas dos noivos é: Quem escolher para padrinhos? Geralmente são familiares e amigos!
Existem diversas versões sobre a verdadeira origem dos padrinhos e varia de acordo com a cultura, mas você sabe como surgiu essa tradição?
Uma das versões diz que a tradição nasceu na Roma Antiga. Os casais subiam ao altar ao lado de outros da mesma idade, vestido de roupas semelhantes; o objetivo com essa ideia era evitar que espíritos malignos reconhecessem os noivos e amaldiçoasse a união.
Em outra versão diz que, na Idade Média, a tradição era noiva ficar do lado esquerdo da cerimônia. Pressupõe com isso que se evitaria de a noir roubada. QUE COISA NÃO! Isso porque a espada ficava do lado direito do noivo e ele tinha que ter esse lado livre para empunhá-la caso necessário e defendê-la. Com o passar do tempo, para dar mais tranquilidade ao noivo, surgiu a figura do padrinho, que era um guerreiro de segurança para defender o casal. Também surgiu a madrinha, que era a dama de honra da noiva, que ajudava com detalhes como maquiagem, cabelo e vestido.
No Brasil, a tradição vem da Igreja Católica. Pois houve um tempo que duas pessoas já eram consideradas casadas fazendo o voto entre quatro paredes, sem nenhuma testemunha. Tudo isso mudou com o Concílio de Trento, onde o Clero se reuniu e fez vários decretos, dentre eles o sacramento do matrimônio. A partir daí era necessário testemunhas para a cerimônia: OS FAMOSOS PADRINHOS.
Com o passar do tempo eles ganharam novos significados; hoje as pessoas são escolhidas para confiar e contar em qualquer momento. Importante mesmo é que faça sentido para quem é mais importante na festa: OS NOIVOS!
Você já sabia como surgiram os padrinhos? Conta para a gente nos comentários!